sábado, 5 de junho de 2010

Os primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil


Vasco da Gama, navegador português, contornando o continente Africano e ultrapassando o Cabo da Boa Esperança, foi o comandante da primeira expedição marítima que, partindo de Lisboa, chegou a Índia. Vasco da Gama, foi o responsável pela exploração das costas do Oceano Índico. Visando obter a hegemonia comercial que por longos anos pertencia as cidades de Gênova e Veneza, levou a colonização portuguesa ao Oriente. Somando-se essa conquista aos entrepostos comerciais portugueses que já existiam na África, Portugal se tona o primeiro grande império colonial da Europa.

Comandada por Pedro Álvares Cabral, fidalgo da corte portuguesa, uma grande expedição com treze embarcações, parte de Lisboa com destino a Calicute com o objetivo de manter o monopólio comercial com a Índia. Porém intencionalmente ou por causa de uma calmaria, a esquadra de Cabral acaba por encontrar no dia 22 de abril de 1500 uma terra, que de início foi chamada de Ilha de Vera Cruz, no ano seguinte de Terra de Santa Cruz e em 1503 vem a ser chamada de Brasil.

Devido ao importante comércio das especiarias estabelecido com o oriente, que gerava grandes lucros para Portugal, de inicio não houve grande interesse pela nova descoberta de Cabral, ficando restrita apenas a extração de pau-brasil, árvores encontrada em abundância da qual se extraia uma substância de cor avermelhada utilizada como corante para tingir tecidos e cuja madeira de grande resistência era utilizada para construção de navios e de mobiliário.

Durante as primeiras três décadas do século XVI, o Brasil não despertava grande interesse para Portugal, pois a burguesia e o governo português obtinham grandes lucros com as especiarias vindas do oriente, principalmente a pimenta, e os produtos africanos, tais como ouro e marfim.

Decorrente dos problemas financeiros que Portugal passava pela perda do monopólio do comércio das especiarias e com a possibilidade da perda de parte do território brasileiro para outras nações que freqüentavam o novo território, principalmente a França, extraindo ilegalmente pau-brasil, o governo português finalmente vê a necessidade de iniciar a colonização do Brasil.

Nesse intuito, Dom João III, rei de Portugal, envia ao Brasil no ano de 1530 a primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Souza. Tinha por objetivos a povoação da terra, sua defesa e a exploração econômica dos seus recursos naturais. Sabedor das características propícias do solo brasileiro para o cultivo da cana-de- açúcar, produto de grande aceitação na Europa e considerado como ouro branco, Martim Afonso de Sousa traz as primeiras mudas de cana de açúcar e funda em 1532 a primeira vila em solo brasileiro, São Vicente, demonstrando com isso definitivamente o interesse da Coroa Portuguesa pelo Brasil e marcando o início de sua colonização.

4 comentários: