domingo, 27 de junho de 2010

Outono da Idade Média ou primavera dos novos tempos


Em contraste com os importantes desenvolvimentos econômicos e culturais ocorridos na Europa nos séculos XII e XIII a partir do século XIV, fome, peste, guerras, rebeliões camponesas e diminuição na produção agrícola marcaram o início do caminhar da Idade Média rumo ao seu fim.


Com o decorrer do tempo verificou-se que as terras que passaram a ser cultivadas eram improdutivas devido a infertilidade do solo e que depois de algumas colheitas elas produziam cada vez menos. Também devido ao desequilíbrio ecológico causado pelo desflorestamento em larga escala para dar lugar as plantações, passaram a ocorrer chuvas de forma intensa e invernos rigorosos que devastaram os campos comprometendo as colheitas, provocando fome e pobreza aos camponeses, levando a morte parte da população medieval.


Com a diminuição da produtividade rural decorrente das catástrofes naturais e o aumento da exploração por parte dos senhores feudais, ocorreram inúmeras revoltas camponesas. Milhares de camponeses se rebelaram contra os nobres deixando-os temerosos. Grande parte dos camponeses descontentes, passaram a fugir para as cidades em busca de novas oportunidades e de trabalho. Nas cidades respira-se liberdade, já dizia um ditado alemão, e o servo que nela permanecesse por mais de um ano sem ser reclamado pelo seu senhor tornava-se de fato e de direito livre.


Porém, dentre as várias causas para a crise da Idade Média, a de maior repercussão foi a epidemia de Peste Negra que atingiu a Europa em 1348. Vinda do oriente, trazida pelos comerciantes genoveses em seus navios, a Peste Negra era uma doença transmitida pela pulga dos ratos que se espalhou pelo continente europeu provocando a morte em dois anos de um terço da população que já estava debilitada pela fome.


Apesar de todas as crises ocorridas na Idade Média, podemos afirmar que foi uma época de avanços e retrocessos em vários campos. Uma época marcada por muitos conflitos e que influenciou de forma decisiva o que seria o mundo ocidental, fazendo surgir várias instituições que existem até os dias de hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário