sábado, 10 de julho de 2010

Tribuno da Plebe


Tribuno da Plebe era um cargo que existia na hierarquia da república romana. A criação dos Tribunos da Plebe foram decorrentes das lutas de classe entre patrícios e plebeus e remonta ao início da fase em que foi instituída a república em Roma. O tribuno da plebe não era considerado um magistrado, mas o representante, dentro do governo aristocrático, da classe menos favorecida.


Eram escolhidos entre os plebeus, e atuavam como lideres de sua classe, levando as reivindicações dos plebeus aos escalões superiores da hierarquia governamental romana. A forte e decidida atuação dos tribunos da plebe foi de primordial importância para introduzir, pouco a pouco, a igualdade de direitos entre patrícios e plebeus, e com isso por volta do ano 300 aC as duas classes sociais estavam equiparadas diante da lei romana.


Dentre os inúmeros tribunos da plebe, foram os irmão Tibério Graco e Caio Graco que mais se destacaram na função, porém ambos tiveram suas vidas ceifadas de maneira trágica.


Tibério, político romano, de origem nobre, era o mais velho dos irmãos Graco e quando eleito tribuno da plebe, foi responsável pela votação da lei que previa a redistribuição do ager publicus, terra de propriedade do Estado, resultantes das conquistas na Península Itálica, e que ficaram em poder da oligarquia latifundiária, causando a ruína da classe média romana. Apesar de aprovada, a lei de reforma agrária, chamada lex Sempronia, não chegou a ser executada, e Tibério Graco acabou sendo assassinado.


Caio, político romano, algum tempo depois, procurou dar seguimento as reformas sociais iniciadas por seu irmão Tibério Graco. Considerado melhor orador e com mais habilidade política do que o seu irmão, além do idealismo e da coragem que lhes eram pertinentes, foi eleito tribuno da plebe no ano de 123 aC e tomou diversas medidas de caráter popular, destacando-se a lei frumentária, que determinava a venda de trigo a baixo preço para as classes mais pobres. Em decorrência das suas reformas, e com o fim do seu mandato de tribuno, Caio viu-se envolvido em sangrentos distúrbios que acabaram por causar-lhe a morte no ano de 121 aC.


29 comentários:

  1. Prof Ms Raimundo Neto17 de agosto de 2012 às 14:17

    Bom artigo! Seria bom conter a informação acerca do tempo que consistia o mandato.

    ResponderExcluir
  2. muito bom amei o texto esta bem bem facil de entender !!!


    bjs

    ResponderExcluir
  3. esta otimo me ajudou muito bjsss

    ResponderExcluir
  4. eu tou precisando de outras tipos alguem tem, algum site pra mim passar

    ResponderExcluir
  5. alguém me fala um resumo?

    ResponderExcluir
  6. dudu do julia miranda da o cu

    ResponderExcluir
  7. Alguem poderia me fazer a gentileza de falar um resumo pra mim?

    ResponderExcluir
  8. Alguém poderia fala um resumo pra mim

    ResponderExcluir
  9. É por isso q o Brasil n vai pra frente sociedade lixo q não tem respeito uns aos outros, já perdi foi a fé nesse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil n vai pra frente tmb pq folgados fdp q quer td na mao e nao c esforca, bando d fdp vai estuda e ser alguem na vida seu pncu

      Excluir
  10. EDVQWHGDCVQEWVDCYAW aeiou o pessoal do colégio santissima trindade; da um salve se vc me notou,MARIA DOREEEES melhor professora

    ResponderExcluir
  11. essa fonte na hora de de escrever os comentários é muito bonita,alguém sabe qual é?

    ResponderExcluir
  12. quais eram os poderes do tribuno da plebe
    alguem sabe ????

    ResponderExcluir