Sempre orgulhosos, os ingleses não se cansavam de dizer: “O sol nunca se põe no Império Britânico”, e tal afirmação era uma verdade, pois a expansão imperialista inglesa foi tamanha que a Inglaterra, no século XIX, tinha possessões territoriais em todos os pontos do globo terrestre, e neste sentido o sol brilhava em pelo menos algum desses territórios.
Na Índia, no ano de 1869, em Porbandar, nascia uma criança que alguns anos mais tarde se transformaria no homem que fazendo uso apenas da força das palavras e das ações não violentas, obrigará a poderosa Inglaterra a conceder a independência política de sua terra natal. Este homem, franzino de corpo, porém grandioso de alma, recebeu o nome de batismo de Mohandas Karamchand, mas ficou conhecido mundialmente por Mahatma Gandhi.
Desde o século XVI os ingleses haviam instalado feitorias em diversas cidades do subcontinente indiano, dentre elas podemos destacar Calcutá, Bombaim e Madras. Desta maneira, o território indiano ficou sob forte influência dos ingleses e mais tarde acabou sendo anexado à Inglaterra.
Na segunda metade do século XIX, a Índia era o território colonial mais importante da Coroa Britânica. A forte presença dos britânicos não se fazia presente apenas nos costumes locais, mas também na política exercida pelos administradores ingleses.
A economia indiana estava alicerçada nas manufaturas têxteis de algodão, e o artesanato de tecidos indianos, famosos de longa data pela sua qualidade e beleza, foi destruído pela crescente introdução de tecidos e algodão produzidos nas fábricas inglesas, levando a ruína milhares de artesão indianos.
Os ingleses, em sua expansão pelo território indiano, construíram estadas de ferro com a certeza absoluta de altos lucros. A população indiana era obrigada a pagar altas taxas aos ingleses. Mais da metade da população vivia em péssimas condições de subsistência. Por todos esses motivos o ódio pelos britânicos crescia mais e mais a cada dia entre a população indiana.
No filme sobre Gandhi, se prestarmos atenção, podemos perceber todos os fatos descritos acima. Gandhi estudou Direito em Londres de 1888 até 1891, indo residir na África do Sul, outro território dominado pela Inglaterra, e lá tomou para si a defesa da comunidade dos indianos submetidos ao racismo dos ingleses.
No filme vemos sua volta à Índia no ano de 1915, agora com 46 anos de idade, ele ainda é leal aos britânicos. No ano de 1917, Gandhi foi detido por ter ajudado os indianos que trabalhavam em tecelagens e que eram explorados pelos proprietários dessas tecelagens, porém as autoridades perceberam que ele era a única pessoa a qual as multidões obedeciam. Gandhi muda de opinião depois do massacre de Amritsar, ocorrido em 1919, no qual os ingleses atiraram em milhares homens, mulheres e crianças que se reuniam num festival religioso na cidade.
A partir do massacre de Amritsar, Gandhi aderiu na luta contra o domínio inglês, como aparece no filme, ele passa a ser o líder incontestável na luta das massas exploradas pelos ingleses, sendo aprisionado diversas vezes.
Gandhi uniu e mobilizou os hindus e os muçulmanos através de sua religiosidade e perspicácia política. No filme, podemos ver o boicote contra os tecidos industrializados na Inglaterra e o seu apoio ao retorno da fiação e tecelagem manual.
No filme vemos também a marcha até o mar, na qual Gandhi liderou milhares de indianos, na chamada Marcha do Sal, para mostrar para as autoridades inglesas que o sal do mar pertencia a todos e não apenas aos ingleses. Gandhi colocou em prática a política de desobediência civil baseada no princípio da ação não violenta, e pelo uso de jejum como forma de protesto.
Finalmente, a Índia conquista no ano de 1947 a tão esperada independência dos ingleses. Porém no dia da transferência do poder para os indianos, Gandhi não comemorou a independência de seu país com o restante da Índia, preferiu ficar sozinho lamentando a partilha do país entre a Índia hindu e o Paquistão muçulmano.
No filme podemos ver o seu assassinato, causado por um hindu que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento da nação indiana, no filme não mostra, mas contrariando a vontade do próprio Gandhi, que não queria a punição de seu assassino, ele acabou sendo julgado, condenado e enforcado. Quanto a Gandhi, seu corpo foi cremado e as suas cinzas jogadas no rio Ganges.
Lorde Kitchener, um dos mais importantes defensores do imperialismo inglês proferiu a seguinte declaração: “Foi essa consciência de nossa superioridade inata que nos permitiu conquistar a Índia. Por mais educado e inteligente que seja um indiano, por mais valente que ele se manifeste e seja qual for a posição que possamos atribuir-lhe, penso que jamais ele será igual a um oficial britânico”. Pois ele pensou errado, nas suas atitudes pacificas, na simplicidade do seu coração e na firmeza de suas decisões, Gandhi entrou para a história da humanidade e o seu triunfo mudou o mundo para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário